quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"De onde menos se espera, dali é que não sai nada mesmo'' - Uma diretoria vergonhosa e o reflexo de tudo isso. - por João C S Ferreira

Eu pensei que morreria antes de ver qualquer declaração, de diretores e jogadores do Botafogo, criticando a torcida. Mas em 2013 vi e li isso diversas vezes.
A covardia de tornar o torcedor em bode expiatório é tamanha, tão injusta, que, somente por este fato, estes dirigentes e jogadores não deveriam pisar mais em General Severiano.
Deveriam dar graças a Deus por ainda haver uma torcida que acredita, respeita a instituição,viaja pelo Brasil para ver o time de perto, discute entre si, briga, argumenta, que vive o preto e branco depois de sucessivos anos de humilhação diante de adversários, mídia, e tudo mais.
Eu não conheço outro tipo de torcedor que conseguiria passar pela sequência de absurdos que o botafoguense vem passando, principalmente de 2007 até agora. Mas podemos ir até a famigerada final da Copa do Brasil de 99, aonde, mais uma vez, desonraram nossa grandeza, e foram incapazes de fazer um gol no Juventude! A culpa foi da torcida? Também no ano de 2007, contra o São Paulo, no Maracanã,mesmo perdendo de 2x0, se ouvia "E ninguém cala..." das arquibancadas a plenos pulmões a culpa foi da torcida? Os exemplos podem passar por Avaí, Portuguesa e outros no Engenhão lotado.

E mesmo com esta sequência cruel de anos de sofrimento, todo jogo do Botafogo é uma manifestação do fanatismo de seu torcedor, do quão alto ele pode gritar, 5.000 alvinegros calam 50.000 adversários sempre.
E não espero esta consciência dos jogadores, funcionários extremamente bem pagos, sobre esta história e nosso comportamento fiel. Agora, da diretoria, em tese nossos representantes, eu não só espero como exijo! É um ultraje o presidente jogar o peso do gramado para os cimentos da arquibancada.
É um mandatário limitado, que caiu de paraquedas em General Severiano, não possui a grandeza que o Botafogo necessita por natureza. Ele poderia ter essa auto-avaliação, mas, não, ele opta pela arrogância, pelo chopp no Baixo Gávea com ar de sábio após conquistas de campeonatos estaduais! Achando que cumpriu seu papel. Ele ergue a taça no Engenhão, em 2012, salvo engano, à frente dos jogadores, numa clara demonstração de vaidade exacerbada, ego inflado. E quando o Botafogo perde? Aonde ele está? E quando o maior ídolo desta instituição falece e o mesmo não volta para o Brasil?

Numa semana em que perdemos nossa Enciclopédia, ficando mais pobres em vocabulário, em gentileza, em sabedoria, em futebol e amor pelo Glorioso, o maior rival, que nos humilhou nas quartas de final, é campeão (Neste mesmo jogo, em que perdemos de 4x0, nosso presidente entrou no vestiário e deu parabéns à equipe! Ele esquece que é um representante de milhões de alvinegros. Ele se perguntou se estes milhões de torcedores dariam congratulações após aquele vexame?), nesta mesma semana infeliz, o time vai jogar contra o Coritiba, potencial rebaixado, precisando ganhar, e se arrasta em campo, parecendo soldados após um dia extenuante de batalha. Uma vergonha! Mais uma!
Mas para eles isso não basta, precisamos ouvir do zagueiro que ''conta com a torcida'' e por aí vai.
Vão à merda! Jogadores e dirigentes.

Este campeonato brasileiro está tão medíocre, que mesmo tropeçando há um bom tempo, ainda temos chances de nos classificarmos para a Libertadores - o que nos traz alegria e dinheiro, mas não um título. - e bastava uma vitória e um empate, em qualquer época do Brasileirão, para já estarmos satisfeitos com a vaga. Mas deixamos a vaga no ar, nos equiparando a Goiás e Atlético-PR!?
Como os cartolas alvinegros e jogadores gostam de culpar a torcida, e apontar o dedo no rosto de cada um, eu pergunto a eles:
Vocês tem memória? Façam uma conta simples: Lembrem de jogos que tomamos gols inadmissíveis aos 49'' do 2o tempo - uns 9 pontos... - lembrem de Bahia e Ponte Preta - 6 pontos - lembrem do Goiás - 3 pontos - e por aí vai numa pequena passagem de absurdos que vocês, dentro de campo, com ou sem torcida, dentro ou fora do Rio, protagonizaram!!! Vocês. Olhem pro espelho, tenham vergonha na cara, sejam homens o suficiente para se culparem, pensarem além do dinheiro, da noite, da farra, do ego, da vaidade e terem consciência de que este ano, como inúmeros, corremos o risco de ir para o ralo por falta de competência. Em bom português, por falta de vergonha na cara.

Até domingo, aonde estarei na arquibancada fazendo meu papel, sem o poder de botar a bola pra dentro do gol, e vocês estarão no gramado, vestindo a camisa sagrada do Botafogo, o sonho de muita gente que o faria de graça. Garantam essa classificação e, mesmo conseguindo, peçam desculpas à torcida. Porque não era necessário todo esse sofrimento por uma vaga na Libertadores. Não neste campeonato, não nestas circunstâncias.

Uma dia o Botafogo voltará à sua grandeza de origem.
por João Cunha Soares Ferreira

Um p.s.: Talvez a mais bela entrevista de Nilton: https://www.youtube.com/watch?v=9Ll7zIMd_HY