domingo, 8 de junho de 2014
Ele merece - Por Daniel Accioly
Ídolo: s.m. Figura, estátua que representa uma divindade que se adora.
Pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente: ele é o ídolo da juventude.
Diz-se de certas figuras que desfrutam de grande popularidade (artistas de cinema, cantores populares, jogadores de futebol etc.).
Optei por escolher iniciar o texto com o fragmento acima apenas por lembrar que o conceito de ídolo pode ser difuso, sobretudo para os mais jovens, mesmo que seja sabido através dos relatos históricos que por nosso clube passaram atletas como Heleno de Freitas, Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho e tantos outros. Acompanho o Botafogo há 25 anos e vi em raros momentos brotar o sentimento de reciproca idolatria entre nossa torcida e um atleta. E quando aconteceu, aconteceu por um motivo muito simples, que transcende questões técnicas ou táticas. Os ídolos das ultimas décadas optaram por vestir a camisa da instituição Botafogo, e não a da equipe Botafogo. E se existe uma corrente que diz que de forma alguma Sebastian Abreu foi ídolo, sugiro que daqui há alguns anos seja feito o seguinte teste, muito simples: Basta sair por aí, identificar botafoguenses e dizer para para os mesmos o nome "Loco Abreu". Improvável que o resultado de parcela mais que significativa não seja um imediato sorriso. Caso você seja o entrevistador e queira confirmar o resultado coletado, experimente dizer "Dodô" em seguida...
Abreu foi contratado em 2010 e por pouco não vai para o Santos. Desconhecido aqui o Brasil, possuía a credencial de jogador da seleção uruguaia e colecionava algumas atuações de destaque em clubes como Nacional (URU) e River Plate (ARG). Porém, em sua passagem anterior pelo Brasil, jogando pelo Grêmio, nenhuma impressão significativa deixou a ponto da torcida alvinegra ter algum material para embasar esperança. As contratações anteriores dos atacantes estrangeiros Escalada e Zarate ainda repercutiam no imaginário alvinegro, e a estréia do camisa 13 foi logo no emblemático 6 x 0 contra o Vasco. Substituído no intervalo, Abreu parecia apenas mais um personagem fadado ao insucesso, vivendo um sonho de verão no Botafogo. Porém, no mesmo carioca desse triste placar, El Loco colocou nosso maior rival de joelhos, de uma forma que você sempre vai lembrar, seu filho vai lembrar, seu neto vai saber e seu bisneto vai ver.
Em sua passagem, Abreu conseguiu elevar a auto-estima do clube e da torcida, apesar de que seus feitos foram apenas semente para um clube que ainda se vê gordo e feio quando de frente para o espelho. Em 25 anos de Botafogo, só consigo citar Túlio como outro que conseguiu vestir a camisa da instituição e causar esse frio na barriga do ranzinza por natureza (com toda razão) botafoguense. Tal análise não quer dizer que outros jogadores não tiveram passagens de destaque. Por aqui, vi jogadores do mais alto gabarito como Bebeto, Dodô, Seedorf, entre outros. Nenhum dos citados vestiu a camisa da instituição, mas serão encontrados nos registros históricos. O registro histórico de El Loco merece um volume próprio.
Sebastian Abreu já está nos últimos momentos como jogador. Não conseguiu se manter no grupo de Oscar Tabárez e desfruta do frisson de ser jogador no Rosário Central. Apesar de tudo isso, imagino o uruguaio no Botafogo em breve. E ele vai querer.
Por isso, quem puder (e quiser) prestigiar essa emblemática figura, deve comparecer ao evento "Loco Convida - Eu quero é ver o Loco!" em Copacabana nessa terça-feira, dia 10/06. Uma grande homenagem com diversos eventos dentro de uma programação que será iniciada às 19 horas. De acordo com a organização, restam poucos convites.
Pode ser que Sebastian Abreu não tenha sido craque, mas uma coisa é incontestável: Ele merece.
A programação do evento contará com as seguintes atrações:
18h30 - Loco Responde (coletiva para imprensa, com participação de torcedores sorteados)
19h - Exibição de gols no telão comentados pelo craque
19h30 - Entrega de Diploma da Honra da Torcida Alvinegra
19h45 - Sorteio de brindes autografados
20h às 22h - Seção de autógrafos e fotos
22h em diante - Música com DJ
Serviço:
LOCO CONVIDA – EU QUERO É VER O LOCO!
Local: Café Del Mar (Av. Atlântica, 1910, próximo a esquina da República do Peru)
Ingresso: R$ 50,00 por pessoa com direito a camisa-convite de recordação e uma bebida (cerveja ou refrigerante)
Vendas através do site: http://www.ingressocerto.com/lococonvida ou nos seguintes pontos de venda:
Banco de Areia - Riosul
South - Barra Shopping
South - Centro (rua do Ouvidor 164)
South – Boulevard Rio Shopping (antigo Shopping Iguatemi)
*Será cobrada uma taxa de conveniência para as compras on line.
*As vendas se encerrarão às 10h do dia 09.06 (segunda feira)
*Os convites adquiridos serão trocados pelas camisetas-convite, exclusivamente no local do evento, nos dias 09/06 (das 12h às 19h) e 10/06 (das 9h às 18h).
* Crianças acompanhadas dos responsáveis poderão permanecer no local até às 22h.
Informações: www.facebook.com\lococonvida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário