sábado, 21 de junho de 2014

About Garrincha - Por Daniel Accioly



Nessa semana, o jogador holandês Van Persie, um dos destaques dessa edição da Copa do Mundo, revelou sua grande inspiração no futebol. Para quem esperava o trivial Pelé ou Maradona, ou mesmo os conterrâneos Cruyff, Van Basten ou Gullit, a revelação de que Garrincha rodeia a imaginação do craque do Manchester United causou surpresa. Persie declarou: “Eu assisti a um filme quando eu era adolescente sobre o Garrincha, e me inspirou muito a maneira como jogava. Era rápido, marcava grandes gols, fazia grandes cruzamentos. Foi uma inspiração entre jogadores brasileiros.”. Para nós, mesmo os que não puderam desfrutar da genialidade de Mané (como é meu caso), acho que não foi tão surpreendente assim. Porém, percebi uma certa consternação por parte dos sites e páginas no Facebook ligadas ao glorioso. Mané é marginalizado pelos que tem voz, tratado por alguns veículos como uma simples passagem histórica. Mas ainda bem que outros que possuem voz se manifestaram sobre esse gênio, ao longo dos tempos. Reuni abaixo alguns fragmentos, videos e citações de grandes craques e jornalistas sobre o nosso eterno camisa 7. Evidente que faltam muitas, mas a minha intenção é apenas proporcionar um aperitivo.

Garrincha: Depoimentos de Didi, Nilton Santos, Denner e outros:



Maradona: "Jamais alguém, além de Garrincha, precisou não de cinco mas de oito marcadores em simultãneo para evitar que destroçasse completamente a defesa adversária."

Jairzinho: "Eu adorava fazer gols e o Garrincha, o meu antecessor, era a minha referência. Ele marcava de letra, de perna esquerda, de livre, de cabeça, de todas as formas. Ser colega de equipa dele, no clube e na seleção, só pode ter sido uma bênção divina."

Seedorf: Craque holandês coloca Garrincha entre os maiores do mundo. Holandês diz que 'mais de mil pessoas' lhe contaram sobre o ídolo alvinegro.


Cruyff: Johan Cruyff montou seu time ideal em seu segundo livro, “Futebol, minha filosofia”.O time ideal de Cruyff tem  Yashin; Carlos Alberto, Beckenbauer e Krol; Guardiola, Bob Charlton, Keizer e Maradona; Di Stéfano, Pelé e Garrincha.

Gerson: O canhotinha de ouro fala sobre a genialidade de Garrincha.


Eusébio: “(...) houve um brasileiro melhor do que Pelé. Era Garrincha. Tinha a perna torta assim (indicando com o braço), e outra esticada normal. Como podia fazer aquilo tudo com essas dificuldades? Era um paralítico! E como jogou bola... Muito melhor do que todos nós. Mas como Garrincha era do povo, gostava de outra bebida que não era exatamente a água, ficou marginalizado.”

Neymar: "Claro que é sempre uma honra ser comparado ao Pelé, mas meu pai já me disse uma vez que meu futebol é mais parecido com o do Garrincha."

Rivellino: Para Roberto Rivelino, titular do time tricampeão mundial em 1970, Mané foi melhor que o Rei em Mundiais.


Como um "plus", ainda vale o que o site da FIFA diz sobre o anjo das pernas tortas, nesse LINK.

Portanto alvinegro ou torcedor de outro clube, nada de exaltações. O que Van Persie disse é muito importante por manter viva a memória do maior jogador de futebol que já existiu, mas de forma alguma deve ser encarado como polêmica, e sim como mais uma declaração. Trouxe apenas alguns indícios dos muitos que estão espalhados de que no Botafogo de Futebol e Regatas, jogou o maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário